O mundo da moda ganha cada vez mais destaque no Brasil. basta algumas semanas em exibição, para que as roupas, acessórios e tipos de cabelos usados, comecem a ser vistos nas ruas.
Esse fenômeno começou com a novela dos anos 70, Dancin Days, que retratava o mundo das danceterias, meias coloridas, prontas para os embalos de sábado, muito brilho,abrindo um novo mercado de consumo imediato para aqueles que acompanhavam a trama. Em Roque Santeiro, outra novela e que a atriz Regina Duarte, com o uso exagerado de seus braceletes e brincos exuberantes, ganharam as ruas em apenas três semanas de aparição. Recentemente com a exibição de Caminho das Índias, bastava uma ida a rua 25 de Março, centro de comercio popular, para registrar o desejo das mulheres pelos acessórios indianos e olhinhos bem marcados .
Ateliês de modelos, ateliês de alta costura ou grandes grifes, e o trabalho de grandes estilistas, não são mais relegados nas novelas, mais que isso, tornando se as vezes protagonistas. Atualmente acompanhamos essa situação na novela global Viver a Vida, que tem como personagem central uma modelo, onde vemos seção de fotos e constantes desfiles.
O autor Silvio de Abreu, destaca a discussão sobre a fragilidade da beleza e a aparência, para a reflexão da sociedade atual sobre valores efêmeros e passageiros; mas na contramão da discussão, a moda apresentada nas tramas se estabelece como norma estética, para o consumo popular.
A força da mídia vence e se estabelece para o consumo.
Bibliografia- jornal Leitura Urbana, outubro de 2009, ano I, N° 49
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário