sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Exposição – FAAP- Trajes de Cena de CHRISTIAN LACROIX



A exposição Trajes de Cena de Christian Lacroix foi inaugurada dia 23 de agosto,
as 19:00 hs, com grande coquetel de lançamento na FAAP-Fundação Armando Alvares Penteado, conjuntamente com o Center National Du costume de Scine, e honrou alguns de seus convidados,com um catalogo ilustrado das obras e biografia do grande figurinista Frances Lacroix.
Christian Lacroix, desde a infância vasculha o sótão da casa de seus avos, entre roupas, objetos e bugigangas, descobre um volume encadernado de La Mode Illustrée ( A Moda Ilustrada), de 1860, e a partir daí, relaciona moda a detalhes riquíssimos, a grandiosos espetáculos e luxo;passa a infância em Arles, belíssima cidade da França, tão quanto riquíssima em cultura; a cidade é famosa pelos seus pintores e poetas, cerâmica colorida, a grande variedade de têxteis, as festas locais e plantações de lavanda...visitas freqüentes a museus,idas aos espetáculos de teatro e opera, o convivio com as touradas no antigo anfiteatro romano, a observância dos xales rendados (fichu) das mulheres da cidade, contrõem, para o jovem Lacroix, seu repertorio cultura.
Assiduo freqüentador de espetáculos teatrais e operas, tinha o costume de redesenhar os figurinos destas a sua própria maneira e é nesse caminho, que moda e espetáculo se unem,mas so vão entrar definitivamente na sua vida a partir do encontro, por volta de 1971, com Françoise Rosenthie, que o incentiva a seguir a carreira em moda e que mais tarde virá a tornar se sua esposa.
Mas é, a figura de Jean Jacques Picart, assessor de imprensa de varias maisons, que levou Lacroix a trabalhar na Maison Hermès, ai se inicia uma trajetoria que o levaria a fundar a sua própria Maison em 1986- a Maison Christian Lacroix.
Desde o lançamento de seu desfile em 1987, o estilista é convidado para criar e desenhar os figurinos de varias peças e operas teatrais, com a introdução de vários materiais como jeans, jaquetas, couros, metal associados a figurinos de peças clássicas e operas tradicionais, formando um inusitado visual de combinações cênicas que vão atrair os olhares tento da critica , quanto do publico.
A partir dessas combinações Lacroix é reverenciado e torna se um cobiçado figurinista de produções teatrais, por exercer esse jogo de ilusão cênica. A mistura de tecidos, rendas,cores,materiais diversos, se integram e criam uma nova ordem, onde o espaço cênico e dos figurinos imprimem personalidade aos seus atores.
A exposição foi belíssima e ficou até 1ª de novembro de 2009, com entrada franca e caso , nós reles mortais, desejemos apreciar todas as obras contidas no catalogo, podemos pagar a bagatela de R$ 97,00 ( noventa e sete reais ).

Mini catalogo !



Envelope e convite da exposição !



Frente do Covite



Interior do convite

Nenhum comentário:

Postar um comentário